quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Contradição

Contradição

Pude analisar pela reportagem" Fósseis: sua origem e significado" que, os evolucionistas utilizam da paleontologia para apoiar sua teoria. Vimos que os paleontólogos estudam os fósseis enterrados nas camadas e nas rochas da crosta terrestre, sendo esta uma ciência muita antiga. Porem, quando analisamos as condições para que um organismo se transforme em fóssil, podemos perceber que os evolucionistas se contradizem. O estudo dos fósseis revelam que, para um organismo ser preservado por milhoes de anos intacto é necessario um sepultamento repentino, ficando assim, o organismo isolado da extinção por fatores mêcanicos, químicos e biólogicos. Contudo, o estudo desses fósseis nem sempre funciona como uma fonte segura de informação remota. Existem casos que somente algumas partes do organismo são achadas, pois foi alterado pelo processo de fossilização. Com isso, os cientistas vão reconstruir esse organismo com base na sua imaginação, não podendo ser totalmente objetiva ou digna de confiança.
Vimos que, para o estudo dos fósseis, os paleontólogos criaram uma coluna geológica, sendo esta baseada em duas teorias: O Uniformismo e o Catastrofismo. O primeiro, baseado nas ideias de J. Hutton, afirma que todos os fenômenos podem ser explicados como resultado de forças que têm operado uniformemente desde a origem da vida até o tempo presente. Porem, essa teoria enfrenta algumas contradições como:
  • a constância de algumas formas de vida através das eras geológicas, ou seja, alguns organismos não apresentaram mudanças em sua estrutura;
  • a perda da complexidade em diversos organismos, o que revela involução ou regressão evolucionária,
  • alguns animais e plantas que se pensava estar extintos há milhões de anos foram descobertos vivos ainda hoje. Um exemplo é o celacanto.

O segundo, Catastrofismo ou Diluvianismo, apresenta ideias concretas quanto a fossilização de animais e plantas há milhoes de anos. Segundo H. W. Clarck, essa teoria supõe um soterramento rápido, causando o sepultamento dos organismos em seus respectivos habitats, explicando assim a sucessão de fósseis.

Alguns casos podem ser explicados por essa teoria, como por exemplo, a presença de invertebrados marinhos em altitudes elevadas no meio da cordilheira dos Andes. A formação dos grandes depósitos de carvão e petróleo tambem pode ser explicado pelo Diluvianismo, afirmando que as mudanças catastroficas ocorridas com o dilúvio produziram o acúmulo e um posterior enterro de grandes quantidades de plantas e animais. Fósseis tridimensionais de animais dão evidencia de um sepultamento ainda em vida, ou de um enterramento imediatamente após a morte.

Portanto, vimos que o Uniformismo, modelo usado pelos evolucionistas, apresentam contradições quanto as suas ideias e o Catastrofismo, modelo utilizado pelos criacionistas para explicar as mudancas desde o inicio do planeta, não apresenta indagações e, alem disso, se encaixa perfeitamente com os achados fósseis, comprovando a autenticidade do evento bíblico.

Gustavo Campoli Machado Nº 09 3ºEM

Nenhum comentário: