domingo, 16 de setembro de 2007

Programados para Viver



Programados para viver

Os animais e os instintos que lhes garantem a sobrevivência revelam engenharia e planejamento formidáveis. Estudos revelam que o castor, por exemplo, não precisaria necessariamente construir represas para sobreviver. Trata-se antes de esbanjamento de engenhosidade. Uma perícia “supérflua”, incompatível com o esquema evolucionista que enfatiza a predominância do mais apto, fazendo persistir apenas indivíduos e características indispensáveis para a própria sobrevivência.
Teria evoluído ao acaso essa instintiva habilidade construtora, sem dúvida benéfica para vários animais? Parece mais lógico encarar as capacidades instintivas do castor no contexto dos desígnios iniciais do Criador, o qual, programando no cérebro do animal o instinto de construir represas perfeitas, designou-o para, dessa maneira, contribuir para um melhor equilíbrio geral da natureza.
Outros mamíferos também têm seus exemplos de instintos imprescindíveis. As mães de muitos desses animais placentários cortam o cordão umbilical dos recém-nascidos, removem o saco embrionário e estimulam os filhotes, lambendo-os. É o tipo de comportamento que tinha de estar certo na primeira vez, levando-nos a crer que esses animais foram criados com esse importante instinto de sobrevivência.
E o que dizer dos seres que vivem em sociedades e colônias? As abelhas, por exemplo, são exímias construtoras, capazes de fabricar favos com células hexagonais, que aproveitam ao máximo o espaço disponível para armazenamento de mel. É inconcebível imaginar esse inseto fabricando favos na base da tentativa e erro, ao longo de milhões de anos. Tanto que o próprio Darwin chegou a admitir que essa engenhosidade das abelhas poderia “derrubar toda [sua] teoria” (Ciência Hoje, julho de 1995, pág. 9).
Animais como as abelhas, as formigas e os cupins dependem de conjuntos de complexos instintos para sobreviver. Como poderiam esses instintos terem-se desenvolvido aos poucos? Até que estivessem funcionando a contento, os animais já teriam desaparecido.
A beleza e funcionalidade da natureza e dos seres que ela abriga revelam as digitais daquele que os criou. Tanto que o presidente da Federação Mundial de Cientistas, Dr. Antonino Zichichi, em seu livro Por Que Acredito Naquele que Fez o Mundo, pág. 119 (Editora Objetiva), chegou a afirmar que a “natureza não é um livro escrito ao acaso, mas uma construção maravilhosa”. Mas por que tantos outros não vêem isso? Talvez porque, como disse Nicolas de Malebranche, “os preconceitos ocupam uma parte do espírito e infectam a outra”.

Autor: Michelson Borges é jornalista, membro da Sociedade Criacionista Brasileira e autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio.
Fonte: CD-Rom História da Vida



1. De acordo com o texto do jornalista Michelson Borges, "Programados para Viver", responda:

a. O que podemos aprender de cada animal citado no texto? O que seus instintos nos revelam segundo o autor?

b. Qual a colocação que Darwin fez sobre as abelhas e sua "engenhosidade"?

c. Qual a sua opinião sobre o texto?




Milton Panetto Jr
Prof. Ensino Religioso CARP

21 comentários:

Baby disse...

a) Castor - fala que ele não precisa construir represas para sua sobrevivencia, é apenas um esbanjamento de engenharia que eles possuem.
Mamiferos - o texto diz que vários mamiferos tem instintos extraodinários.Muitas mães desses animais placentenários cortam o cordão umbilical,estimula os filhores labendo-os. ( apesar disso ser bem nojento, éca! )
Abelhas- diz que elas são expimias engenheiras, capazes de fabricar favos em forma de hexagonos, além de fabricar o mel, armazenando-o.
b) Ele diz que a engenhosidade das abelhas poderiam derrubar sua teoria.
c) Eu achei o texto muito legal, apesar de não me interessar muito.
Acho alguns bichos nojentos!

Marcelo Colnaghi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

a)Sobre os castores fala que eles nao prescisariam construir represas para sobreviver,é apenas um esbanjanjamento de engenharia.
Sobre os mamiferos,o texto diz que alguns deles tem instintos imprescindíveis e muitas maes cortam o cordão umbilical e estimulam os filhotes lambendo-os.
E tambem diz que as abelhas sao expimias engenheiras,e sao capazes de fabricar favos em forma de hexagonos alem de fabricar o mel.

b)E que a engenhosidade das abelhas poderia derrubar sua teoria.

c)Achei interessante o texto,pois aprendi algumas coisas q eu nao sabia.

Patty disse...

1. De acordo com o texto do jornalista Michelson Borges, "Programados para Viver", responda:

a. O que podemos aprender de cada animal citado no texto? O que seus instintos nos revelam segundo o autor?
R:Que precisamos de Deus , como o castor por exemplo, ele não precisa de construir represas, mas que Deus se preoculpou com cada detalhe e principalmente com a nossa sobrevivência

b. Qual a colocação que Darwin fez sobre as abelhas e sua "engenhosidade"?
R: Que em grupo elas fazem uma colméia, com esforço e dedicação, coisa que muitas vezes não temos, mas elas unidas conseguem!

c. Qual a sua opinião sobre o texto?
R: que Deus tem propósito para tudo!
Desde a nossa criação até hoje, ele fez tudo nos conformes para que possamos viver e ter necessidade dele!

Patrícia e Danieli 9ºA

DanuzaOliveira disse...

1- Os animais foram planejados em uma mente brilhante que sabia o fim desde o começo, sabia as necessidades, as dificuldades, que eles enfrentariam caso o mundo caísse em pecado, por isso os planejou de forma que sobrevivessem o melhor possível, enfrentando os problemas.

2- Os Evolucionistas dizem que a tese das abelhas podem "derrubar" o evolucionismo.

3- Deus é o criador de tudo, só ele poderia ter dado essas habilidades a esses animais e tamanha sabedoria para sobreviverem. Achamos a tese das abelhas derrubarem o evolucionismo muito interessante.

Ana Carolina nº2 e Danuza Cristina nº9. 9ºAnoA

;*

Anônimo disse...

a)Que Deus é Sábio em fazer que animais construam suas próprias casas de modo que ninguem os ensinou.
b)Que a engenhosidade das abelhas poderiam derrubar a sua teoria.
c)Achei muito interessante o texto,por que descobri coisas que eu não sabia.

Anônimo disse...

a) Que eles são simplesmente maravilhosos. Que Deus deu a sabedoria para eles, para saberem certinho o que devem fazer. E que eles conseguem tudo o que fazem, porque são unidos. E se eles fossem se evoluindo aos poucos, não estariam vivos ate hoje. Porque não iam conseguir passar pelos problemas.

b) Que essa engenhosidade das abelhas poderia derrubar toda (sua) teoria.

c) Ele mostra que Deus realmente existe. E que ele esta presente em todos os lugares, e com todos os seres viventes, não importa o seu tamanho, ou habilidades

E que sem Deus não poderíamos ser. Isso mostra que foi realmente ele quem criou todo o universo.

Fernanda Sayuri F. Yokota 9ºA

(=pathy=) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
(=pathy=) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Brenner 9º ano B disse...

Resposta do Programados para viver

1. De acordo com o texto do jonalista Michelson Borges, "Programados para viver", responda:

a. O que podemos aprender de cada animal citado no texto? O que seus intintos nos revelam segundo o autor?
Resposta: Que eles dificilmente poderiam serem obras do acaso, seus instintos não foram evoluidos (permanecem do jeito que Deus criou lá no Éden) pois se passasem por mutações até chegarem no que é hoje, não existiriam hoje, todas as evidências levam que exitiu um criador harmonioso que planejou tudo com perfeição.

b. Qual a colocação que Darwinfez sobre as abelhase sua "engenhosidade"?
Resposta: AS abelhas são habeis construtoras e que fazem células de armazenamento de mel tão perfeitas e complexas que isso por=deria derru bar sua teoria , pois, como um ser tão pequeno sabia as principais leis da engenharia, só pelo poder de Deus.

c. Qual asua opinião sobre o texto?
Resposta: O autor está correto em afirmar que é melhor acreditar
que existiu um criador de todas as coisas, um Arquiteto, o autor do texto usou um exemplo que eu achei bem interessante sobre os instintos dos animais, que para eles terem passado por transformações e depois se transformarem no que são hoje não existiriam hoje pois a nuturaza teriaos descartados pois não saberiamsobreviver, então eu acho que existe Deus e que ele foi o criador de tudo.

escrito por Henrique Brenner Cardoso Fernandes 9º Ano B Nº:04

Henrique Brenner 9º ano B disse...

RESPOSTAS DO VÌDEOS DOS CASTORES

1. De acordo com o que assistimos no documentáriosobre os castores, responda:

a. Há realmente necessidade dos castores contruirem suasrepresas da formacomofoi demostrada?
Resposta: não, pois a construção de barragens é só um esbanjamento de engenhosidade dos castores.

b. Por que eles controem as represas tão profundas?
Respota: Os castores fazem represas de 2,5 a 3 metros, eles controem as represas tão profundas, é porque, quando chega o inverno congela o lago da barragem e se não forem muito fundos(os lagos da barragem) tudo congela e eles não poderão nadar pelo fundo do lago.

c. De acordo com o texto " Programados para Viver" do jornalista Michelson Borges, o que o instinto de construir represasque os castores possuem nos ensina?
Resposta: Os intintos de Arquitetura dos Esquilos são tão desenvolvidos que só Deus poderia telos criados para esbanjar técnicas tão avançadas de construção, hoje as maiores hidrelétricas do mundo usam o mesmo estilo de barragens côcavas dos esquilos pois suportam melhor a pressão, umka técnica não poderia ser herdada pelo acaso então isso mostra que Deus existe.

este texto foi feito por Henrique Brenner Cardoso Fernandes 9º Ano B
nº.: 04

FultoNN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FultoNN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FultoNN disse...

a)O texto nos mostra que só alguém como Deus poderia ter feito os animais terem os intintos naturais tão explendidos,o castor ,mesmo sendo um ser irracional,contrói aquelas belas repesas e diques,as abelhas tem uma engenhosidade incrível e algumas mamães mamíferas são seu próprio médico,que corta o cordão umbilical e estimula o filhote.

b)Que a explendida engenhosidade das abelhas poderia acabar com sua teoria de evolucionismo.

c) o Texto é muito bom,pois mostra como Deus fez tudo perfeito, eu gostei muito do texto.


Gabriel Bergamo e Luiz Henrique Brito nº11 e 20 9ºA

(=pathy=) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
(=pathy=) disse...

a)castor-fala que eles não precisam fazer aquelas reprezas mais eles fazem para esbanjar engenharia.mamíferos-fala que as mães cortam o cordão umbilical e elas estimulam os filhotes lambendo-os.abelhas-fala que elas são eximias construtoras e que elas tambem armazenamo mel.
b)ele fala que as abelhas são eximias construtoras pois consegem fabraicar favos com células hexagoniais e elas armazenam o seu mel
c)achei o texto muito bom pois é sempre bom saber sobre o mundo animal,pois assim saberemos um pouco mais sobre o que Deus criou.
patrícia almeida 9ano b

Anônimo disse...

A)Eles revelam habilidades necessaria pra sua sobrevivencia, que eram necessarios desde o inicio da especie.Como prega o evolucionimso, eles vão na base da tentativa e erro, o que seria mortal para estas especies

B)Ele diz que a engenhosidade das abelhas poderiam derrubar sua teoria.

C)Achei interessante, pois fala sobre coisas das quais não sabiamos

P!kaxu disse...

A) Castor - ele não precisam construir represas para sobreviver, fazem isso para esbanjar engenharia
Mamíferos - as mães cortam o cordão umbilical e incetivam os filhotes a andar lambendo-os
Abelhas - fabricam favos com celulas hexagonais para aproveitar o máximo de espaço.
B) Ele disse que a engenhosidade das abelhas poderia derrubar toda a sua teoria.
C) eu achei o texto muito interessante.

Tainara - 9ºA

P!kaxu disse...

A) Castor - ele não precisam construir represas para sobreviver, fazem isso para esbanjar engenharia
Mamíferos - as mães cortam o cordão umbilical e incetivam os filhotes a andar lambendo-os
Abelhas - fabricam favos com celulas hexagonais para aproveitar o máximo de espaço.
B) Ele disse que a engenhosidade das abelhas poderia derrubar toda a sua teoria.
C) eu achei o texto muito interessante.

Tainara - 9ºA

P!kaxu disse...

A) Castor - ele não precisam construir represas para sobreviver, fazem isso para esbanjar engenharia
Mamíferos - as mães cortam o cordão umbilical e incetivam os filhotes a andar lambendo-os
Abelhas - fabricam favos com celulas hexagonais para aproveitar o máximo de espaço.
B) Ele disse que a engenhosidade das abelhas poderia derrubar toda a sua teoria.
C) eu achei o texto muito interessante.

Tainara - 9ºA

Anônimo disse...

TOMA NO CU VIU